Plágio ou inspiração?
Plágio e inspiração convivem há muito tempo no universo das agência publicitárias e geram muitas discussões e controvérsias. Esse é um assunto polêmico que gera muitas acusações entre os criativos das agências e pode ferir a reputação de pessoas e organizações importantes.
Recentemente esse tema ganhou uma polêmica nova que envolve empresas importantes. O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – Conar suspendeu a propaganda “Ode à comida” produzida pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para a marca Sadia (BRF) com a alegação de plágio da propaganda “Weave your magic” da manteiga dinamarquesa Lurpak, que é distribuída no Brasil pela Vigor (Grupo JBS).
É sabido que no processo de criação de uma propaganda são buscadas várias referências de inspiração e que algumas dessas referências são outras propagandas. É por isso que alguns “pedaços” de propagandas que fizeram sucesso são repetidas tantas vezes em outras, o que gera a sensação de que existem modelos a serem seguidos em determinadas categorias de produtos e serviços.
Vejam as duas propagandas e tirem as suas próprias conclusões:
Por maioria de votos os membros do Conar decidiram pela sustação da peça publicitária imediatamente alegando semelhança demasiada entre os anúncios considerando o seu contexto completo.
A Lurpak/Vigor comemorou a decisão do Conar, dizendo que o Conar “reconheceu a originalidade da sua peça”. “A campanha, que já era veiculada e premiada globalmente, foi lançada pela marca no Brasil antes do comercial da concorrente, que traz a mesma ideia criativa e as mesmas técnicas, como filmagem, iluminação, trilha sonora semelhante e a temática central da magia na cozinha, gerando confusão”, disse a empresa.
A agência F/Nazca Saatchi & Saatchi em nota afirmou: “Vamos recorrer até a última instância, se necessário. Ninguém é proprietário de uma técnica de filmagem, por isso a decisão está absolutamente equivocada e abre um perigoso precedente”.