Testes de Associação Implícita
Teste de associação implícita é um método de pesquisa com uso de computadores desenvolvida com o objetivo de medir a associação de dois conceitos de destino com um atributo, onde os conceitos aparecem em uma tarefa de duas opções (por exemplo: brasileiros vs. argentinos) e o atributo em uma segunda tarefa (por exemplo: elogios vs. […]
continue lendo »O cérebro humano pode criar estruturas em até 11 dimensões
Usando a topologia algébrica, um campo da matemática que faz a associação entre estruturas algébricas e um espaço topológico com o objectivo de obter informações sobre esse espaço, uma equipe de pesquisadores descobriu um universo de estruturas geométricas multidimensionais e espaços dentro das redes do nosso cérebro. Esta abordagem, nunca usada na neurociência, apresentou resultados […]
continue lendo »Eu, Etiqueta – Carlos Drummond de Andrade
Eu, etiqueta Em minha calça está grudado um nome Que não é meu de batismo ou de cartório Um nome… estranho Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei. Minhas meias falam de produtos Que nunca […]
continue lendo »Plágio ou inspiração?
Plágio e inspiração convivem há muito tempo no universo das agência publicitárias e geram muitas discussões e controvérsias. Esse é um assunto polêmico que gera muitas acusações entre os criativos das agências e pode ferir a reputação de pessoas e organizações importantes. Recentemente esse tema ganhou uma polêmica nova que envolve empresas importantes. O Conselho […]
continue lendo »A poesia como diferencial para a produção de publicidade
Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: […]
continue lendo »Moldando o comportamento dos filhos
Moldando o comportamento dos filhos Título original: Como destruir um filho “Violar a lei”: será correto usar esse verbo em faculdades de direito? Ou a palavra “violar” pode ser ofensiva para alunas e alunos, despertando em alguns deles memórias traumáticas que devem permanecer nos calabouços da consciência? O leitor leu o início da coluna e […]
continue lendo »A New Frontier in Animal Intelligence
Evidence that some animals are capable of “mental time travel,” suggests they have a deeper understanding of the world around them Santino was a misanthrope with a habit of pelting tourists with rocks. As his reputation for mischief grew, he had to devise increasingly clever ways to ambush his wary victims. Santino learned to stash […]
continue lendo »Does Language Shape What We See?
Published: National Geographic Author: Virginia Highes At this very moment, your eyes and brain are performing an astounding series of coordinated operations. Light rays from the screen are hitting your retina, the sheet of light-sensitive cells that lines the back wall of each of your eyes. Those cells, in turn, are converting light into electrical […]
continue lendo »Propagandas Emocionais
As grandes empresas estão cada vez mais buscando engajamento emocional dos consumidores com as suas marcas e produtos. Abaixo colocamos comerciais de três das principais empresas de bens de consumo não duráveis: Johnson & Johnson, Unilever e Procter & Gamble. Propaganda: Carinho Inspira Carinho da Johnson & Johnson http://www.youtube.com/watch?v=E1k4CiCZLGA Propaganda: Tempo e Celebrar da Unilever […]
continue lendo »A “lógica” da criação e da criatividade
No livro Auto-Engano o autor Eduardo Giannetti defende a importância das nossas ilusões no processo criativo em qualquer área: “A racionalidade humana baseia-se em duas operações distintas: o cálculo dos meios e a análise dos fins. Ela permite determinar se o procedimento x é o meio mais adequado para se atingir o objetivo z, e […]
continue lendo »Conferência em Neuromarketing e Neuroeconomia – 10, 11 e 12 de Abril de 2015
Divulgação de evento de parceiros: Conferência em Neuromarketing e Neuroeconomia Convidamos a todos para Conferencia em Neuromarketing e Neuroeconomia, que realizaremos na Universidade São Judas Tadeu, Mooca- São Paulo, dias 10,11 e 12 de Abril, 2015. O estudo em neurociência aplicada está cada vez menos restrito aos laboratórios e tornou-se um pilar importante para áreas bem mais […]
continue lendo »Trends: Todos Nós Queremos Ser Jovens
Filme: Todos Nós Queremos Ser Jovens O filme ‘We All Want to Be Young’ é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos. A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. Este filme possui licença aberta pelo Creative Commons. Roteiro e direção: Lena Maciel, Lucas […]
continue lendo »A Diáspora Humana
O termo diáspora define o deslocamento de grandes massas populacionais de uma área original para várias áreas de acolhimento distintas. O mapa acima indica a jornada dos seres humanos que se iniciou na África há 1,8 milhão de anos com destino para todas as partes do planeta Terra. Essa provável rota foi traçada por arqueólogos, […]
continue lendo »A Visão Evolutiva do Aprendizado
Até Freud, que só pensava… naquilo, reconheceu a descoberta mental como uma importante fonte de prazer para o homem em “A civilização e seus descontentes”. De fato, há poucas atividades mais estimulantes do que aprender coisas novas, conseguir perceber a luz onde antes só havia trevas. O aprendizado ocorre no cérebro. Durante muitos séculos, o […]
continue lendo »A História da Maizena no Brasil
Os primeiros registros da venda de Maizena no Brasil são de 1874, quando já eram vendidas nas famosas caixinhas amarelas que caracterizam o produto até hoje no mercado brasileiro. Nessa época a Maizena era produzida nos Estados Unidos pela Companhia Produtora de Amido Duryea e apenas embalada no Brasil. A Maizena foi uma marca lançada nos Estados […]
continue lendo »Propagandas de Cremes Dentais no Brasil
A categoria cremes dentais foi uma das primeiras a fazer propaganda intensamente no Brasil. Os anúncios de cremes dentais acima foram publicados em revistas nas décadas de 30 e 40 no Brasil. As duas primeiras marcas Gessy e Kolynos não são mais comercializadas. Você se lembra delas?
continue lendo »A História da Gillette no Brasil
O aparelho de barbear pessoal e portátil foi inventado pelo norte-americano King Camp Gillette em 1895 e começou a ser comercializado pela empresa que ele mesmo criou, a Gillette Safety Razor Company, em 1901 nos Estados Unidos. De acordo com historiador José Augusto Dias Junior no seu livro “Os contos e os vigários: uma história […]
continue lendo »Datafolha: Top of Mind 2014
O Instituto Datafolha publicou a 24ª edição da pesquisa Folha Top of Mind, que foi feita em 171 municípios brasileiros com a seguinte pergunta: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?” para 40 categorias de serviços e produtos. O estudo está publicado no seguinte endereço: Top of Mind 2014 Data: 28 de outubro de […]
continue lendo »Quem é o E-Shopper Brasileiro?
Estudo da GfK traçou perfil do consumidor brasileiro fazendo compras online A experiência do consumidor no e-commerce tem superado a das lojas físicas. Uma pesquisa da Officina Sophia realizada em parceria com a Bridge Research e a revista Consumidor Moderno, indica que o comprometimento dos consumidores é até 300% maior no meio online do que […]
continue lendo »Neurociência aplicada à Pesquisa de Mercado
Documentário feito em 2009 sobre aplicação da neurociência para compreender os consumidores – Neurociência do Consumo ou Neuromarketing.
continue lendo »Neurociências: Efeitos da Ocitocina no Comportamento
Na segunda metade do século XVIII, Adam Smith publicou um livro que se transformaria em um dos pilares intelectuais do capitalismo. Em A Riqueza das Nações, o economista escocês defendia a tese de que o crescimento econômico provinha da busca do interesse próprio. Smith, no entanto, também defendia que “o homem é, por natureza, um ser […]
continue lendo »Neuroeconomia: A Grande Maioria das Decisões Tem Um Componente Emocional
“Os seres humanos são criaturas emocionais e isso afeta a nossa tomada de decisão e a dos mercados. Também somos criaturas biológicas, temos necessidades e desejos que são movidos por fisiologia.” Paul Zak, neuroeconomista norte-americano Considerado um dos fundadores da neuroeconomia, o americano Paul Zak é o próximo e último conferencista da edição 2013 do Fronteiras […]
continue lendo »Neuroeconomia e Neuromarketing: Compreendendo o Processo de Tomada de Decisões Econômicas
“A maior parte do cérebro é dominada por processos automáticos, e não pensamentos conscientes. Boa parte do que acontece no cérebro é emocional, e não cognitivo” George Loewenstein (economista comportamental da Universidade Carnegie Mellon) Os modelos econômicos tradicionais partem do princípio de que os seres humanos tomam decisões econômicas racionais, equilibrando satisfação pessoal com […]
continue lendo »Ferramentas de Pesquisa em Neuromarketing
Ultimamente tem se falado muito sobre neuromarketing e ferramentas de neurociências para compreender o comportamento dos consumidores. No Brasil nos últimos cinco, diversos institutos de pesquisas de agências de publicidade passaram a utilizar o neuromarketing para ajudar os seus clientes a venderem mais. No entanto, há pouca compreensão real dos benefícios e das limitações do […]
continue lendo »Métodos para Compreender o Comportamento de Consumo
Várias são as disciplinas ou ciências que se propõem a estudar e compreender o comportamento humano. Cada uma dessas ciências tem sua metodologia de abordagem, a sua “forma de olhar” para e os seus objetivos. Na tabela abaixo há exemplos de cinco ciências que estudam o comportamento humano: Mas, qual é a melhor ciência para […]
continue lendo »Neurociência: O homem está evoluindo para conciliar a emoção e a razão
O português António Damásio, 69 anos, é um dos maiores nomes da neurociência na atualidade. Radicado nos Estados Unidos desde a década de 70, e professor da University of Southern California, em Los Angeles, onde dirige o Instituto do Cérebro e da Criatividade, ele conduziu pesquisas que ajudaram a desvendar a base neurológica das […]
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