A História da Maizena no Brasil

Os primeiros registros da venda de Maizena no Brasil são de 1874, quando já eram vendidas nas famosas caixinhas amarelas que caracterizam o produto até hoje no mercado brasileiro. Nessa época a Maizena era produzida nos Estados Unidos pela Companhia Produtora de Amido Duryea e apenas embalada no Brasil.
A Maizena foi uma marca lançada nos Estados Unidos em 1854 por Wright Duryea, que fundou a empresa Companhia Produtora de Amido Duryea. Em 1906 a empresa passou a integrar o grupo norte-americano Corn Product Company.
A marca Maizena foi criada em referência à palavra “maíz”, que significa milho em espanhol. Isso porque a famosa Maizena nada mais é do que amido de milho, um produto com muitas funções.
O sucesso de vendas da Maizena no Brasil fez com que representantes da Corn Products Company fizessem em 1927 algumas pesquisas de mercado para avaliar a viabilidade de instalação de uma fábrica no país. Em 1930 foi instalada a Refinações de Milho Brasil na cidade de São Paulo, que era a subsidiária brasileira da Corn Products Company.
Em 1947 o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE, que havia sido fundado em 1942, entrevistou 5,5 mil no Rio de Janeiro e em São Paulo e constatou que 80% da donas de casa nas duas cidades consumiam Maizena.
O consumo do produto se popularizou tanto no Brasil que virou até mesmo termo para designar um tipo de bolacha, que é a “bolacha Maizena”. No início esse termo era usado para designar bolachas que realmente utilizavam a Maizena, mas hoje em dia essa exigência não é mais cumprida. Nem todas as bolachas Maizena utilizam em suas receitas a Maizena. Basta apenas usar amido de milho para ser classificada dessa forma.
Ao longo do século XX a Maizena ajudou a desenvolver a pesquisa de mercado, a propaganda e o relacionamento com os clientes no Brasil, tendo introduzido diversas inovações no país. Alguns dos seus principais slogans da marca foram:
- Há 100 anos alimentando gerações (1956)
- Maizena faz tudo mais gostos (1960)
- Você conhece. Você confia. (1983)
- Maizena faz mais do que você imagina (1992)
Em 1989 foi criado o Centro Maizena de Informações ao Consumidor, um dos primeiros canais de relacionamento com os clientes a serem instalados no Brasil.
No ano de 2000 a multinacional Unilever adquiriu a marca Maizena e a bem sucedida história da marca continua…