Métodos para Compreender o Comportamento de Consumo
Várias são as disciplinas ou ciências que se propõem a estudar e compreender o comportamento humano. Cada uma dessas ciências tem sua metodologia de abordagem, a sua “forma de olhar” para e os seus objetivos. Na tabela abaixo há exemplos de cinco ciências que estudam o comportamento humano:
Mas, qual é a melhor ciência para estudar o comportamento humano? Isso depende depende muito do objetivo de cada pessoa. Na verdade, não há resposta certa para essa pergunta porque cada ciência possui uma série de ramificações e a sua escolha depende de cada indivíduo.
Em pesquisa de mercado é muito importante conhecer um pouco de cada uma dessas ciências, afinal de contas um amplo repertório permite que os pesquisadores observem e interpretem o fenômeno pesquisado, que no caso são os consumidores e o consumo.
Compreender o comportamento do consumo não é uma tarefa simples porque envolve muitos aspectos do comportamento humano, sendo que muitos desses aspectos são desconhecidos ou inconscientes. Daí surge essa característica da pesquisa de mercado ser multidisciplinar.
No entanto, diante das necessidades cotidianas, dos prazos curtos para entregas de resultados, das limitações orçamentárias dos estudos de mercado e de uma série de outras questões, os pesquisadores de mercado acabam elaborando relatórios sem uma análise com embasamento científico do comportamento humano. De fato, hoje em dia muitos clientes reclamam que a maioria dos relatórios de pesquisa de mercado se limitam a transcrever o que os consumidores entrevistados disseram.
Mas, qual é a ciência mais adequada para compreender o consumo e os consumidores? Novamente a resposta é: Depende da característica de cada instituto de pesquisa e das pessoas que trabalham nele.
O setor de pesquisa de mercado tem desenvolvido muito nos últimos anos e, consequentemente, muitas metodologias e abordagens têm sido criadas e/ou adaptadas para auxiliar os pesquisadores. Nos últimos anos alguns institutos e pesquisadores de mercado no Brasil passaram a adotar abordagens novas para o setor, como por exemplo: Semiótica, Antropologia do Consumo e Neurociências Aplicadas ao Consumo.
Essas abordagens não substituem as metodologias de pesquisa de mercado convencionais. Ao contrário disso, elas são usadas em conjunto para gerar insights mais relevantes para os clientes em um mundo cada vez mais competitivo.