Ferramentas de Pesquisa em Neuromarketing
Ultimamente tem se falado muito sobre neuromarketing e ferramentas de neurociências para compreender o comportamento dos consumidores. No Brasil nos últimos cinco, diversos institutos de pesquisas de agências de publicidade passaram a utilizar o neuromarketing para ajudar os seus clientes a venderem mais.
No entanto, há pouca compreensão real dos benefícios e das limitações do neuromarketing. Por um lado, há um exagero dos possíveis benefícios da parte de alguns institutos de pesquisa que aplicam técnicas de neurociências em pesquisa de mercado e, por outro, há muitas resistências da parte de quem ainda não aplica.
A grande vantagem dos métodos de pesquisa de neurociências aplicados ao estudo dos consumidores é o fato de obter respostas relacionadas ao inconsciente e às emoções sem a necessidade da racionalização e verbalização por parte dos entrevistados.
Por outro lado, a grande desvantagem é o fato dessas pesquisas serem feitas em laboratórios ou salas especiais de pesquisa, o que representa um ambiente completamente diferente do ambiente de compra do consumidor.
Portanto, o neuromarketing não é exatamente revolucionário. Assim como qualquer método de pesquisa de mercado, o neuromarketing possui vantagens se limitações que precisam ser consideradas quando uma empresa opta por utilizar suas técnicas. Aliadas a outras formas e técnicas de pesquisa de mercado (quantitativas e qualitativas) as ferramentas de neuromarketing contribuem muito para entender o comportamento dos consumidores e o processo de tomada de decisão.
Uma questão fundamental é que as técnicas de neuromarketing permitem compreender mais profundamente os consumidores por meio da mensuração dos componentes inconscientes e emocionais que os levam a tomar decisões de compra ou não. A partir desses aprendizados as empresas podem ter insights para gerar maior engajamento emocional por parte dos consumidores com as suas marcas e produtos. Em neurociências aplicadas ao consumo há muito mais a ser aprendido do que já foi descoberto.
Alguns institutos de pesquisa estão prometendo ensinar os seus clientes a “apertar os botões de compras” nos cérebros dos consumidores. Isso já é exagero e coloca essa área de estudo em descrédito!
As Ferramentas de Neuromarketing
A mensuração das respostas emocionais e inconscientes é feita por um conjunto de equipamentos que permitem avaliar o engajamento emocional, potencial de memorização dos estímulos, esforço de atenção e emoções (positivas e negativas) geradas.
Essa mensuração é feita por equipamentos de Neurometria, Biometria e Psicometria:
Fonte: NeuroLab Brasil – Laboratório de Neurociência Aplicada